O presente livro, surge a partir de articulação entre pesquisadores(as) e docentes da área de serviço social, em sua totalidade de assistentes sociais, que por inserção ou por investimento, tomam o campo da saúde mental, álcool e outras drogas, no Brasil, como seus objetos de trabalho, estudo, pesquisa, extensão, consultoria, assessoria, produção e transmissão de conhecimento científico.
Espera-se que as produções acadêmicas aqui organizadas na forma de livro ensejem o fortalecimento da posição ético-política do serviço social no reconhecimento da liberdade, na defesa dos direitos humanos, da cidadania, da democracia, da equidade, da justiça social, do não preconceito e da não discriminação, no pluralismo e na qualidade dos serviços prestados à população.
Contudo, esta coletânea, apesar de produzida pelo serviço social, em razão de seu conteúdo, não se limita a essa área de conhecimento, mas parte dele para a análise das políticas públicas problematizadas.
Organização: Marco José de Oliveira Duarte, Rachel Gouveia Passos e Tathiana Meyre da Silva Gomes
O serviço social brasileiro, apesar do indubitável avanço conquistado nas três últimas décadas pelo seu Projeto Ético-político, apresenta algumas áreas temáticas e de atuação com fragilidades ou lacunas significativas. As abordagens psicossociais, que atravessam várias áreas de prática profissional e o campo mais específico da saúde mental, são exemplos importantes disso. Esta coletânea, organizada pela professora Lucia Cristina dos Santos Rosa – hoje reconhecida como uma das principais referências nacionais da profissão nesses dois temas –, constitui mais um esforço para buscar preencher essas lacunas, por dentro mesmo da perspectiva do Projeto Ético-político. Sem dúvida alguma, este livro representa uma obra indispensável para todo assistente social – e também profissionais de outras áreas – interessado no campo da saúde mental ou cuja atuação mobiliza temas e abordagens psicossociais.
Organização: Lúcia Rosa